Notícia Data: 13/01/2021

MCTI financia projeto de pesquisa de spray nasal contra COVID-19

Nessa segunda-feira (11), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, o secretário de Pesquisa e Formação do MCTI, Dr. Marcelo Morales e a secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa visitaram o Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. A comitiva foi recebida pelo conselho diretor do InCor, tendo à frente o presidente Prof. Dr. Roberto Kalil.


A comitiva do MCTI reuniu-se com Prof. Dr. Jorge Kalil, Prof. Dr. Edecio Cunha Neto, Prof. Dr. Marco Antônio Stephano, membros da RedeVírus MCTI para acompanhar o desenvolvimento do projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da vacina brasileira contra a Covid-19, o spray nasal capaz de bloquear a entrada do micro-organismo no corpo humano.


A equipe desenvolveu um antígeno vacinal que aumenta o nível de anticorpos do tipo IgA nas mucosas e a resposta celular nas vias aéreas superiores e no pulmão, onde a doença é mais grave. Quando pronta, a vacina deverá ser administrada em quatro doses (duas em cada narina) com um intervalo de alguns dias entre as aplicações.

Integra da matéria em https://www.gov.br/mcti/pt-br