Instituições atuam em conjunto no desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos, vacinas e produção de conhecimento sobre o vírus.

Sobre Rede Vírus

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem mobilizado unidades de pesquisa, Institutos de Ciência e Tecnologia e laboratórios espalhados por todo o território nacional em resposta à emergência do novo coronavírus (Covid-19). Essas instituições atuam em conjunto no desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos, vacinas e produção de conhecimento sobre o vírus. A Rede Vírus- MCTIC é um comitê que reúne especialistas, representantes de governo, agências de fomento do ministério, centros de pesquisa e universidades com o objetivo de integrar iniciativas em combate a viroses emergentes. A Rede, criada pela portaria MCTIC nº 1010/2020, funciona como um comitê de assessoramento estratégico que atua na articulação de laboratórios de pesquisa, com foco na eficiência econômica e na otimização e complementaridade da infraestrutura e de atividades de pesquisa que estão em andamento, em especial com o coronavírus. O Comitê da Rede Vírus conta pesquisadores especialistas de várias instituições de pesquisa renomadas como a Fiocruz, Butantan, USP, Unicamp, UFMG, UFC, CNPEM/LNBio/MCTIC, UFRJ, entre outras.

Comitê de especialistas

O Comitê de Especialistas Rede Vírus - MCTI  é integrado por cientistas de notório saber, representantes de sociedades científicas e de agências de fomento do MCTI, com a seguinte composição:

      1. Afranio Lineu Kritski;
      2. Aldo Ângelo Moreira Lima;
      3. Ana Paula Salles Moura Fernandes;
      4. Clarice Weis Arns;
      5. Edison Luiz Durigon;
      6. Esper Georges Kallás;
      7. Eurico de Arruda Neto;
      8. Fernanda Carvalho Mello;
      9. Fernando Rosado Spilki;
      10. Israel Molina Romero;
      11. Jorge Elias Kalil Filho;
      12. Luiz Ricardo Goulart Filho "in memorian";
      13. Luiz Vicente Rizzo;
      14. Marco Aurélio Krieger;
      15. Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira;
      16. Mauro Martins Teixeira;
      17. Patricia Rieken Macedo Rocco;
      18. Rafael Elias Marques Pereira Silva;
      19. Ricardo Tostes Gazzinelli;
      20. Valdiléa Gonçalves Veloso dos Santos;
      21. Viviane Fongaro Botosso.